sexta-feira, 25 de maio de 2007

Usabilidade é popular graças a seu retorno financeiro, diz Jakob Nielsen

Fruto da popularização da internet e da crescente oferta dos mais variados serviços on-line, o termo usabilidade é a bola da vez. Para Jakob Nielsen, um dos maiores especialistas na área e um dos diretores da Nielsen Norman Group (empresa especializada em consultoria e treinamento em usabilidade), a popularidade vem do fato de que um produto fácil de usar dá retorno financeiro.
Divulgação
Especialista em usabilidade Jakob NielsenO conceito, contudo, é mais amplo e se refere à capacidade de um produto qualquer ser utilizado por seus usuários de maneira que eles atinjam seus objetivos com eficiência e satisfação. De forma complementar, o advento da usabilidade se relaciona em grande parte ao design e avaliação de interfaces humano-computador.Nielsen tem colaborado com esta área como autor de diversos livros, dentre os quais se destacam "Engenharia de Usabilidade" e "Projetando Websites", e com a coluna "Alertbox". Ele também fundou a engenharia econômica de usabilidade ou "discount usability engineering", que tenta apoiar as iniciativas simples e de custo reduzido para aprimorar interfaces, utilizando-se, principalmente, de diretrizes de usabilidade (princípios básicos utilizados para evitar erros bastante conhecidos).Em entrevista à Folha Online por e-mail, Nielsen comenta que entre os maiores desafios da área de pesquisa em usabilidade está o aprimoramento de mecanismos de busca e de interpretadores mais sofisticados para eles.

Nenhum comentário: