sexta-feira, 25 de maio de 2007

Simplicidade e usabilidade

Em uma entrevista para a revista Exame deste mês, o presidente mundial da divisão de eletrônicos de consumo da Philips, Rudy Provoost, diz que vai lucrar alto no futuro quem for capaz de lançar produtos úteis e fáceis de ser manuseados pelos consumidores. Segundo ele, "nem todo mundo é vidrado em tecnologia. Muito pelo contrário. Temos de desenvolver para esse cliente uma televisão que ele possa tirar da caixa sem se irritar e instalar sem a ajuda de manual."
É um exemplo claro da relação entre usabilidade e simplicidade. Ou seja: tornar um produto mais simples é torná-lo mais fácil de usar, quase sempre.
Perguntado sobre qual a melhor maneira de descobrir as aspirações dos consumidores, ele diz que uma das boas idéias é a criação de laboratórios de consumidores, espaços em que os clientes testam protótipos em situações do dia-a-dia. Diz ele: "Nesses locais, os engenheiros podem ver clientes abrindo caixas, usando o controle remoto e quebrando a cabeça para entender como o produto funciona."
Um livro muito interessante que explora mais o tema se chama As leis da simplicidade, do John Maeda. Vela a pena conferir.
Por Fernando Salvi dezembro 19, 2006 Link

Nenhum comentário: