sexta-feira, 25 de maio de 2007

Usabilidade a favor dos negócios

As pessoas comuns, usuárias dos produtos, têm mostrado claramente que o que elas querem é a boa tecnologia, ou seja, tecnologia que elas possam usar facilmente e que atendam suas necessidades. Portanto, para serem bem sucedidos, os produtos e suas interfaces precisam de boa usabilidade.
Podemos definir a usabilidade como a facilidade de uso de uma interface. O termo envolve aspectos como a eficiência, a eficácia e a satisfação das pessoas que interagem com os produtos. A usabilidade é definida pela ISO 9241 e possui também diversas associações internacionais que realizam pesquisas, estudos e eventos sobre o tema, como a UPA (Usability Professionals' Association) e a ACM (Association for Computing Machinery).
Grandes empresas já perceberam que produtos fáceis de usar são produtos desejados pelos seus consumidores e sabem que a qualidade da interface afeta diretamente a qualidade e o sucesso do produto. A facilidade de uso os diferencia em um mercado altamente competitivo e aumenta o valor agregado do produto, que pode ser notado pelo alto grau de satisfação dos consumidores, solidez dos negócios e lucratividade.
Por Fernando Salvi outubro 15, 2006
Feed RSS
Posts anteriores

Nenhum comentário: